O sábado foi de alegria na base operacional do MUF – recebemos os amigos e companheiros da Rede de Museologia Social - Rede de Museologia Social do Rio de Janeiro

Câmara Municipal do Rio de Janeiro - Semana da Cultura é aberta com debate sobre diversidade cultural no Rio (camara.rio)

Evento do Museu de Arte e Cultura Urbana da Baixada Fluminense marca a 21ª Semana Nacional de Museus em Nova Iguaçu

Um momento de muita felicidade para o dia que encerrava a semana de museus nacional. O museu BXD teve seu dia de festa para marcar seu primeiro ano de participação. Como foi o único da cidade à participar da semana de museus, o museu BXD mostrou sua alegria com seus artistas e parceiros como: a academia mania de malhar, cia em cena, eco museu, casa Jota Rodrigues e artesões da Fenig e com a contribuição de Enrique e Valéria e outros museólogos.

No congresso que iria marcar a volta do fomento à cultura da cidade de Nova Iguaçu os diretores e parceiros do museu BXD estiveram presente e com uma grande mobilização para eleger nosso diretor Vagner Paiva ao conselho municipal de cultura.

A exposição "O Museu Somos Nós" é uma realização da Rede de Museologia Social do Estado do Rio de Janeiro, Remus-RJ e é composta por iniciativas de memória, de caráter museal, que fazem parte da rede e tem como objetivo apresentar a história, a memória e o patrimônio desses espaços.

A favela ocupa a Câmara: homenagem reúne museus sociais do Rio de Janeiro

"Eu já estive nessa Casa por muitas vezes. Já sentei lá em cima, já sentei aí, já fui ali pra falar… sempre lutando por direitos. Na resistência. Reivindicando. É a primeira vez que eu entro nesse espaço para receber uma homenagem, um reconhecimento". A frase é de Sandra Maria de Souza, militante da luta pela moradia, e foi dita no último dia 24 de abril na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. O motivo da fala é que Sandra estava representando o Museu das Remoções, museu criado pela população da Vila Autódromo após o processo de remoção pela prefeitura que seus moradores sofreram. A ocasião da fala foi a homenagem à Rede de Museologia Social (REMUS) promovida pelo vereador Edson Santos (PT).